Óleo de Andiroba
Um tesouro da Amazônia rico em vitaminas e minerais, com excelente capacidade anti-inflamatória e ação cicatrizante. A sabedoria popular diz que o óleo de andiroba é bom para quase tudo. E é mesmo! Vem conhecer os principais benefícios desse ativo da nossa biodiversidade!
1. Hidrata e regenera a pele
Você sabia que, na forma de azeite, a andiroba é ótima para hidratar todos os tipos de pele, incluindo a pele seca? É verdade! Ela apresenta propriedades emolientes e hidratantes, capazes de penetrar até nas camadas mais profundas da pele, formando uma barreira protetora e estimulando sua regeneração.
Para garantir os melhores resultados, procure produtos cosméticos que contenham o ativo em sua formulação. A gente tem algumas indicações certeiras para você. clique aqui para conferir 👀
2. Tem ação repelente natural
Talvez uma das características mais populares do fruto seja sua capacidade de afastar os insetos. Para se ter uma ideia, em algumas regiões do Brasil o óleo de andiroba é utilizado diretamente na pele, para repelir diversas espécies de mosquitos e/ou cicatrizar as picadas deles.
3. Auxilia no tratamento de doenças de pele
Algumas condições, como as eczemas, podem ser tratadas com o óleo de andiroba. Além de auxiliar no alívio de coceiras, vermelhidões, feridas e inchaço, o ativo ainda é facilmente absorvido pela pele, criando uma barreira protetora nas suas camadas internas.
4. É ótimo para aliviar inflamações e dores musculares
Devido às altas concentrações de substâncias limonóides, a andiroba também é considerada um excelente anti-inflamatório natural. Não à toa, seu óleo é muito utilizado na massopterapia.
, pois auxilia no alívio das dores, com ação analgésica, deixando os músculos relaxados.
5. Combate doenças parasitárias
O conhecimento tradicional dos povos da floresta ensina que o óleo de andiroba pode ser utilizado como unguento no combate a diversos parasitas, em especial, ao tunga penetrans, tipo de pulga popularmente conhecido como bicho-de-pé.
Óleo de andiroba é sustentável
O fruto é colhido de forma sustentável da árvore amazônica, Mantendo a árvore de pé na floresta Amazônica o óleo de andiroba possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, inseticidas e dezenas de outros benefícios.
Além do poder medicinal, os benefícios da andiroba também podem ser sentidos na pele. Por isso, o bioativo já virou um insumo consagrado no desenvolvimento de produtos cosméticos, sendo exportado para a Europa e Ásia para empresas de Bio-Tecnologia que o utilizam para a produção de cosméticos.
Mas atenção: o óleo de andiroba não deve ser ingerido. Isso porque sua composição pode fazer mal para o fígado e o estômago.