Clicky

Benefícios do Óleo de Copaíba

Saiba aqui quais são os 7 maiores e mais importantes benefícios que o óleo de copaíba pode trazer para a sua saúde. Sabemos que as plantas têm propriedades medicinais desde os tempos mais remotos e que são aliadas indispensáveis para a grande indústria farmacêutica. As plantas são bases para produção de medicamentos e tratamentos como homeopatia e aromaterapia. Além das substâncias ativas para esses tratamentos, também são utilizados óleos extraídos da semente e caule. O óleo de Copaíba, por exemplo, é um óleo extraído do caule da Copaibeira, encontrada na região tropical da América do Sul e da África Ocidental. Aqui no Brasil é mais abundante na Amazônia. É uma árvore que pode chegar a 45 metros de altura e um dos benefícios do óleo de copaíba é conhecido por seu poder cicatrizante e anti-inflamatório. Estudos realizados pela USP de Ribeirão Preto comprovou que sua ação anti-inflamatória é duas vezes maior que a do diclofenaco de sódio.

Para que o óleo de copaíba é indicado?

Por suas diversas propriedades medicinais, o óleo de copaíba é usado na medicina popular como:
  • Hidratante de pele
  • Cicatrizante
  • Diurético
  • Antitetânico
  • Laxante
  • Antisséptico
Dentre tantas outras finalidades que este óleo maravilhoso possui.

7 maiores benefícios do Óleo de Copaíba

Esses não são os únicos benefícios do óleo de copaíba. Vamos listar os principais a seguir. 1- Ação analgésica O óleo de copaíba pode ser aplicado diretamente sobre a pele, em forma de gota ou quente para massagens. As dores e inflamações causadas pelos esforços repetitivos ou por lesões esportivas apresentam melhoras usando o óleo diretamente sobre elas. 2- Ação anti-inflamatória e bactericida O óleo de copaíba tem alto teor de betacariofileno, substância encontrada no orégano, pimenta-do-reino e até na maconha. Essa substância age na inflamação no organismo, bloqueando a ação de agentes nocivos que atacam nosso corpo. Assim, o benefício do óleo de copaíba como agente antibactericida e anti-inflamatório propicia que seu efeito trate de doenças como cistite, gripes e resfriados comuns, úlceras estomacais, dores musculares, doenças respiratórias, entre outras enfermidades. 3- Tratamento de pele O óleo de copaíba é muito visado pelo seu grande desempenho em tratamentos naturais para a pele. Por conta do seu grande potencial anti-inflamatório e bactericida, ajuda a curar erupções cutâneas, dermatites, picadas de insetos, acnes, etc. Um dos benefícios do óleo de copaíba muito importante é a estimulação da síntese de colágeno, recuperando a elasticidade da pele, melhorando, consideravelmente, o aspecto da pele com estrias e celulites. Devido sua capacidade de hidratação profunda, usar o óleo de copaíba em peles com marcas de expressões e rugas suaviza o efeito do tempo. 4- Emagrecedor Ainda não há estudos que comprovem mais este, entre os benefícios do óleo de copaíba, porém muitas pessoas têm usado ele como aliado no processo de emagrecimento. Uma das explicações plausíveis é que sua ação diurética e anti-inflamatória contribui para a regulação do intestino combatendo a prisão de ventre e diminuindo a retenção de líquidos. 5- Diurético Um dos benefícios do óleo de copaíba também é a função diurética. Uma das propriedades desse óleo é a redução da pressão arterial. Essa redução faz com que aumente a frequência urinária, diminuindo a retenção de líquidos no nosso organismo. 6- Calmante mental O betacariofileno atua como calmante sobre o sistema nervoso, pois o óleo reduz a ansiedade e mantém o humor regular. É muito usado na aromaterapia. 7- Previne o câncer Com certeza um dos benefícios do óleo de copaíba mais notório e  comprovado por meio de estudos na Unicamp, é sua atividade anticancerígena. Foram encontrados compostos no óleo, que podem ser imprescindíveis no combate de tumores. Além dessa atividade, que pode ser usado no tratamento de câncer de pele, pulmão, mama, também foi identificado outro benefício do óleo de copaíba no tratamento do HIV e Leishmaniose.
  • Benefícios do Óleo de Copaíba Para a Saúde Bucal As propriedades do óleo de copaíba garantem uma ação contra os microrganismos, além da ação anti-inflamatória, presentes na cavidade bucal. Por isso, algumas das alterações bucais que o óleo evita são:
Placa bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias; Halitose (mau hálito): condição anormal do hálito, que se altera ficando com um odor desagradável; Doenças periodontais: elas têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais; e Dor de dente: incômodo produzido pela excitação de terminações nervosas na região dentária. Pode ser o sinal de alguma condição bucal séria, como também o resultado de lesões e acidentes. Fonte: Simpatio em

Efeitos colaterais e contraindicações do Óleo de Copaíba

Por se tratar de um óleo, esse produto pode causar desconforto intestinal, pois acelera os movimentos desta região. Outros efeitos que ele pode causar são alergias, erupções cutâneas, náuseas e vômitos. Além disso, ele é contraindicado para uso por gestantes e lactantes.

Conclusão

Os inúmeros benefícios do óleo de copaíba têm ganhado destaque, e sua procura tem se tornado cada vez maior no Brasil e no Mundo. Por fim, é relevante enfatizarmos que o uso indiscriminado do óleo de copaíba, pode ser prejudicial à saúde se utilizado em doses maiores do que as indicadas no modo de usar. Indicamos sempre a consulta a um médico para a utilização do Óleo de Copaíba. Como diz o ditado popular “a diferença entre remédio e veneno é a dose”.

Gostou? Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *