Clicky

Óleo de Copaíba Emagrece?

Será mesmo que o Óleo de Copaíba Emagrece? Esta é uma das muitas perguntas que as pessoas fazem sobre este incrível produto natural, e é isso que vamos responder aqui.

O óleo de copaíba é um produto resinoso com vários benefícios para o organismo. Este produto é extraído da árvore de espécie Copaifera officinalis nativa da América do Sul, na região amazônica.

Será que o óleo de copaíba emagrece?

Ainda não há evidências claras de que serve para perder peso, mas ajuda a reduzir a retenção de líquidos e combater a constipação, duas causas de inflamação no estômago.

A ingestão aumenta a frequência urinária, reduzindo a inflamação e ajudando a eliminar toxinas, reduzindo a pressão arterial. O óleo de copaíba emagrece se considerar esses aspectos.

O óleo de copaíba emagrece também por que tem efeito laxante. Deve ser tomado de cinco a dez gotas diluídas em meio copo de água, de uma a três vezes ao dia para ter um efeito laxante.

Obviamente, pessoas com pressão baixa devem evitar usar o óleo. Também é eficaz no tratamento de infecções do trato urinário, como cistite e uretrite.

Origem do óleo de copaíba

A árvore copaíba tem entre 18 e 30 metros de altura, o tronco é reto e possui uma copa larga e globular, com casca áspera e cinza-esverdeada e folhas alternadas de couro.

As flores são brancas, aromáticas, pequenas e bissexuais, cujo fruto é uma leguminosa de um a dois a quatro com sementes, cobertas por um arilo laranja brilhante.

A extração do óleo é feita de forma rudimentar. Um buraco é feito no tronco, principalmente em árvores mais velhas, ou incisões em forma de V são feitas na casca da árvore na base do tronco. Se nada sair do buraco, ele deve ser selado com parafina imediatamente e devolvido após 14 dias para obter a secreção desejada.

Benefícios e propriedades do óleo essencial de copaíba

Os benefícios de saúde do óleo natural de copaíba são muitos. É terapêutico e ajuda a resolver diferentes problemas de saúde.

Entre algumas de suas muitas propriedades, podemos destacar que é um antioxidante, laxante, analgésico, desintoxicante, anti-inflamatório e cicatrizante.

Há também evidências de que o óleo pode ser usado na prevenção e tratamento de certos tipos de câncer (como o câncer de pele) e também estimula a cicatrização de úlceras estomacais.

  • Hidratante para a pele

Graças ao seu poder anti-inflamatório e antibacteriano, o óleo de copaíba ajuda a manter a pele profundamente hidratada, atenua rugas suaves e linhas de expressão. Você só precisa limpar o rosto com uma bola de algodão com algumas gotas de óleo.

  • Melhora as varizes

Se aplicada por meio de uma massagem o óleo dissolvido ajuda tratar varizes e a circulação nas pernas melhora.

  • Analgésico

Reduz a dor nas articulações e relaxa os músculos, sendo perfeito para massagem e alívio da dor. Com uma gota de massagem na área afetada. Alivia a artrite, fibromialgia, tendinite e lesões esportivas.

  • Dores nas costas

Para aliviar a dor nas costas, massageie com algumas gotas de óleo de copaíba quente e você perceberá um grande alívio.

  • Distúrbios respiratórios

Use-o como expectorante para relaxar os músculos respiratórios envolvidos na inspiração e na expiração. Descobre os alvéolos, que são os que limpam as vias aéreas. Você pode usar se tiver asma, bronquite, pneumonia, sinusite e rinite.